Influenciadores de compra
Iniciador: Campanha publicitária, de modo que o primeito contato com o consumidor é a grande presença da marca na mídia
Influenciador: Círculo de amizades, pelo convívio e pelo status o grupo de amigos acabam o influenciando ao consumo
Decisor: Própria pessoa
Comprador: Própria pessoa
Usuário: Própria pessoa
Reconhecimento :
Estímulo mais externo, pela presença e quantidade de inserções na mídia em forma de patrocínios e propagandas, pressão e presença social. Estando presente em mais círculos sociais e o consumo sendo incentivado pelos conhecidos, o consumidor acaba se influenciando como forma de participar do grupo.
O estímulo interno existe, porem em menor influência, ja que sua real função, a de acordar e estimular a produção do indivíduo mantendo-o acordado e energizado, acaba não sendo o fator determinante na compra da marca. Na hora da escolha do produto, o fato social influencia mais, já que por seu valor elevado aos demais concorrentes, a opção pela marca Red Bull acabase dando pelos fatores externos.
Busca de informações:
O consumidor busca informações internas, em suas experiências anteriores, na qualidade do produto e na sua eficácia, atendendo suas necessidades.
Na busca por informações externas, todos os fatores são influenciadores. Fontes pessoais, para passar referências sobre o produto e como foi a satisfação de outras pessoas, fonts comerciais, pela grande presença na mais diversas mídias, como propagandas, ações de marketing e patrocínio de eventos esportivos entre outras. Também entra como fonte, as Públicas, por meio de pesquisas de satisfação, eficácia do produto, presença em grupos sociais e opiniões em jornais, revistas e internet e as fontes experimentais, com distribuição de amostras grátis em locais com grande presença do público alvo (Faculdades, escolas, eventos esportivos e etc).
Crenças e atitudes:
O consumidor acredita que energiza e desperta.
Modelo de expectativa em