Influencia dos economistas liberais
Depois do século XVII foram desenvolvidas varias teorias econômicas baseadas na experiência diária e nas tradições do comercio dessa época, mas tais teorias só foram aceitas no final do século XVIII. Tal feito se deu junto com o inicio da revolução francesa. A vida econômica tem que se afastar da influencia estatal já que o trabalho vai de acordo com os princípios econômicos, e ainda, segundo o liberalismo, a mão de obra também esta sujeita às mesmas leis da economia. Alguns dos principais postulados do liberalismo econômico trazem que os donos dos meios de produção estão acima dos operários e que deve existir ainda a livre concorrência.
Adam Smith, sendo fundador da economia clássica, traz que a ideia principal é a competição, mesmo que as pessoas o façam apenas em beneficio próprio e o que o mercado funcione espontaneamente, garantindo que não exista excesso de lucro por parte de alguns. Por isso, que o papel do governo é intervir na economia quando não ocorre a livre competição. Para Smith, a riqueza dos povos existe graças a divisão do trabalho e na especialização das tarefas, depois deste tempo, Taylor e Gilbreth iriam desenvolver tal como base fundamental da Administração Científica.
Os criadores do socialismo cientifico e do materialismo histórico, Karl Marx e Friedrich Engel, publicaram em 1848 que o capitalismo se tornou um modo de produção transitório e sujeito a crises econômicas cíclicas, sendo o estado o órgão de serviço dominante, restando a classe operaria lutar e implementar a ditadura no proletariado. O socialismo e o sindicalismo fizeram com que o capitalismo aperfeiçoasse todos os seus modos de produção e sua adequada remuneração. Assim, surgiram os primeiros trabalhos para implantar, nas empresas capitalistas, métodos e processos de racionalização do