Influencia Do Sol Sobre A Terra
Estrela/RS
2014
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Gabriela Rosolen
Vitor Schuh
11A
“Como se da a influência do Sol sobre a Terra em relação ao clima das diferentes regiões, a seca e a formação dos ventos?”
O Sol é uma esfera de gases incandescentes e reações termonucleares ocorrem em seu interior.
A energia produzida pelo Sol é captada durante o dia pela superfície curva e diferenciada da
Terra e por seu envoltório gasoso, que refletem ou absorvem as radiações em diferentes medidas. O clima das diferentes regiões é formado com grande influência do Sol, e pelo movimento da
Terra, os dois principais movimentos: rotação e translação. A inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a
Terra gira em torno do Sol. O hemisfério sul se inclina para longe do Sol durante o nosso inverno e em direção ao Sol durante o nosso verão.
O eixo de rotação da Terra tem uma leve inclinação isso faz com que a variação na incidência de luz solar forme o solstício e o equinócio. As folhas das plantas realizam fotossíntese por meio da luz vinda do Sol, quando há poucas árvores, há pouco oxigênio produzido, e consequentemente as demais plantas não se desenvolvem. Quanto mais quente o ar, mais rápido as folhas secam, e devido a demora das chuvas, elas não são repostas.
Quando vamos a praia e caminhamos bem próximos ao mar sentindo um vento suave no rosto, essa sensação tem relação com as correntes de convecção.
Isso irá gerar uma diferença na pressão atmosférica, surgindo uma corrente de ar, o vento, que irá tentar equilibrar esta diferença de temperatura, saindo da região de pressão mais alta para a de pressão mais baixa.
Brisas
Brisa marítima: é um fenômeno diário, sopra do
mar para a terra durante o dia e sentido contrário durante a noite.
Brisa terrestre: o movimento se inverte, devido
aos diferentes valores de calor específico da água, a terra esfria mais rapidamente.