Influencia do cristianismo no imperio romano
Camponeses e pastores que habitavam a Itália no século VIII a. C. fundaram uma cidade que se tornaria o centro do mundo antigo: Roma. Eles Certamente não sabiam desse destino glorioso. Mas a verdade é que, a partir do solo romano, surgiu um povo que dominou o mundo, construindo o Império Romano. Para consolidar sua dominação, os romanos desenvolveram uma “máquina estatal”, responsável por grandes contribuições no setor administrativo, militar, legislativo e jurídico. Além disso, difundiram um modo de vida que influenciou profundamente toda história ocidental até nossos dias. Talvez por isso, ainda hoje, costuma-se dizer que “todos os caminhos levam a Roma” (COTRIM, 1997).
Durante o reinado do imperador Augusto, nasceu na província romana de Belém, na Galiléia, Jesus de Nazaré, o fundador do cristianismo. Religião que posteriormente iria influenciar profundamente o Império Romano e o mundo ocidental, principalmente no campo do direito e da moral.
Neste trabalho pretendemos discutir algumas influências do cristianismo do império romano e no mundo ocidental.
2. HISTÓRIA DE ROMA
A fundação de Roma resultou da união dos povos que habitavam a península itálica, sendo eles os italiotas (vindos da Europa Central, chegaram a península itálica por volta do II milênio a. C.) os etruscos (povo de origem incerta, chegaram à península itálica por volta do século VIII a. C.) e os gregos (dentro do movimento de expansão colonial, os gregos por volta do século VIII a. C., fundaram na parte sul da Itália diversas colônias, conhecidas como Magna Grécia.
A história de Roma costuma ser dividida em três grandes períodos:
• Monarquia (753-509 a.C.) – período em que Roma era uma pequena cidade sob a influência de etruscos e gregos. Seu estudo é feito com base em pesquisas arqueológicas e na interpretação de lendas e tradições;