influencia de nodulos de grafite sobre fadiga
LIMITE de ferro fundido nodular
N. COSTA 1,2, N. MACHADO 2, F. S. SILVA1
1Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Mecanica, Azurem, 4800-058 Guimaraes, Portugal. 2MAHLE Componentes de Motores S.A. Murtede, Portugal. nuno@dem.uminho.pt RESUMO: Este artigo descreve o comportamento a fadiga do ferro fundido nodular com matriz martensítica. Testes de fadiga foram realizados em amostras de ferro fundido nodular. Foi estudado o efeito da microestrutura e dos nódulos de grafite (forma e tamanho), no comportamento a fadiga do ferro fundido nodular. Uma relação entre tensão limite de fadiga, tamanho e posição dos nódulos de grafite foi estabelecida. Neste estudo foi verificado se o modelo proposto por Murakami, max área (raiz quadrada da máxima área projetada dos nódulos de grafite no principal plano de tensão) prevê com exatidão a tensão limite de fadiga.
Neste artigo foi utilizado um ferro fundido nodular com tensão limite de ruptura de 1.300 MPa e modulo de elasticidade de 165 GPa. Uma comparação entre resultados experimentais e o modelo proposto por Murakami, max area, foi efetuada.
Palavras chave: Ferro fundido nodular, resistência a fadiga, defeitos geométricos, automóvel
1.INTRODUÇÃO
Recentemente, com a alta performance e eficiência das máquinas, tem requerido multi-funcionalidade em componentes da máquina, tais como a resistência ao calor, o resistência à abrasão e resistência ao stress, bem como a força. O uso de ferro fundido nodular foi estendido para o uso de material estrutural. Ferro fundido nodular de grafite é muito superior à dos outros materiais na sua propriedade de resistência a abrasão, propriedade de amortecimentopropriedade de choque em baixa temperatura, economia, e trabalhabilidade, e, portanto, é amplamente utilizado em bloco de cilindro, cabeçote, biela, anéis de pistão e peças de freio de montadoras de automóveis. As propriedades atrativas do ferro fundido nodular martensítico