Influencia das marés nas obras junto a costa
1.Resumo A movimentação das marés são resultantes do sistema de forças gravitacionais entre a Terra, Lua e Sol, estes que vem a provocar os fenômenos de maré-alta e maré-baixa. Tais eventos podem vir a ser previstos com a aplicação de uma fórmula harmônica. As marés provocam grandes variações de volume de água, causando eventuais problemas para obras portuárias.
2.Introdução
Faz-se necessário proteger as obras de grande porte localizadas na área costeira, para isso é importante observar a influência das marés sobre as mesmas. Para isso deve-se fazer um estudo dos níveis ao qual a maré atinge seu máximo, considerando o equinócio, em uma determinada região.
3.As marés.
A maré tem como causa, segundo Newton (1687) a atração gravitacional do Sol e da Lua. A influência da Lua é bastante superior, pois embora a sua massa seja muito menor que a do Sol, esse fato é compensado pela menor distância à Terra. Matematicamente a maré é uma soma de sinusoidais cuja periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de fatores astronómicos.
Em que m1 e m2 são as massas dos corpos envolvidos, g é a constante gravitacional, G é a força gravitacional e r é a distância entre os corpos. O Sol, mesmo estando mais longe que a Lua da Terra, exerce cerca de metade da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. Assim, a atração gravitacional é maior no lado da Terra mais próximo da Lua e a atração gravitacional sentida no lado que esta mais distante da Lua é menor do que a sentida no centro da Terra. A Terra sólida não pode se mover muito em resposta a essas forças, mas o fluido atmosférico e oceânico, podem. Não podemos perceber as mudanças na altura da atmosfera, mas podemos ver as mudanças nos níveis da agua na costa, pois os oceanos não são rígidos em relação ao centro da Terra, um lado é puxado na direção da Lua e outro na direção contraria. De um modo geral, podemos