Influencia da Igreja
-seu modelo de administração atravessou séculos e sua forma primitiva de administrar é praticamente a mesma;
-é um verdadeiro exemplo de como conservar e defender suas propriedades, finanças, rendas e privilégios;
-é uma enorme organização mundial que opera satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva, e
-sua rede espalha-se por todo o mundo com a mesma finalidade e objetivo e segundo os seus princípios fundamentais.
Este tipo de organização foi muito defendido por Fayol, que via neste modelo a estrutura ideal para a organização de sua época.
O estilo de direção da Igreja Católica é Autocrático e Centralizado - imperativa e autoritária, fazendo com que as ordens sejam concentradas em uma só pessoa (o papa ou presidente da empresa), a qual não permite diálogo e contestação. A autoridade é única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando e as decisões centralizam-se no topo do organograma e os canais de responsabilidade são conduzidos por meio dos níveis hierárquicos, ou seja , a autoridade máxima centraliza todas as decisões e controla a organização.
Dentro dos tipos tradicionais de organização formal, a Organização Católica é uma organização formal linear - existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados, explicando seu formato piramidal ou vertical. Cada linha existente no organograma recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas (hierarquia de autoridade), isto é, a comunicação é linear e formal limitada exclusivamente às relações formais descritas no organograma.