Influencia da eletrônica de potencia
ENGENHARIA ELÉTRICA – 8° SEMESTRE
NOME: Marcio Campanha
RA:2504065290
Influência de Circuitos Chaveados no Fator de Potência Distorção Harmônica Total
INTRODUÇÃO
Com o avanço da eletrônica de potência, houve também um avanço na quantidade de dispositivos de eletrônica de potência instalados nas indústrias, comércios e residências, com este aumento houve um crescimento grande das cargas não lineares no sistema de eletricidade.
Tendo em vista que estas cargas aplicadas a rede elétrica tendem a distorcer a forma de onda, da corrente e tensão deixando-as não senoidal.
Nos casos mais extremos as harmônicas podem ser percebidas através de vibrações estranhas nos aparelhos. Mais na maioria das vezes é detectada a partir de análise a rede elétrica, feito com aparelhos apropriados.
Com o chaveamento destas fontes muitas vezes podem ter o sinal muitas vezes maior que o sinal fundamental, com isso causando aquecimento em condutores elétricos e componentes eletrônicos.
Figura 1: Forma de onda limpa.
Figura 2: Forma de onda com Harmônicas.
Figura 3: Efeito do fator de potência tensão X corrente.
CONCLUSÕES
Foi possível avaliar a influência da fonte chaveada no sistema elétrico, e que é necessário instalar filtros para corrigir o sistema elétrico. Estes filtros devem ser instalados ainda dentro das empesas, comércio e até mesmo nas residências, de modo a corrigir o fator de potência e minimizar as harmônicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.osetoreletrico.com.br/ acessado 30/11/2014 as 16:00 horas. http://www.newtoncbraga.com.br/ acessado 30/11/2014 as 16:30 horas.
http://www.tlacapacitores.com.br/ acessado 30/11/2014 as 16:45 horas.