INFLUENCIA DA DOENÇA PERIODONTAL NO CRONTOLE GLICEMICO EM PACIENTES DIABETICOS.

2903 palavras 12 páginas
INFLUENCIA DA DOENÇA PERIODONTAL NO CRONTOLE GLICEMICO EM PACIENTES DIABETICOS.

.

1. INTRODUÇÃO

A diabetes mellitus é uma doença que afeta o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas apresentando como principal característica a hiperglicemia, refletindo na deficiência absoluta ou relativa da insulina. Indivíduos diabéticos apresentam varias complicações crônicas, as principais são retinopatia, nefropatia, neuropatia, macroangiopatia, a doença periodontal é a complicação bucal mais significativa do diabete mellitus, sendo considerada a sexta complicação clássica do diabete. Estas doenças acabam agravando ambos os lados, na qual o diabete favorece o desenvolvimento da doença periodontal e esta, quando não tratada, piora o controle metabólico da glicose no diabete.

A relação da diabetes com as doenças periodontais se apresenta de forma bidirecional, provando assim que a diabetes produz maior severidade da doença periodontal e esta compromete o controle glicêmico na corrente sanguínea dos pacientes diabéticos.
A doença periodontal no paciente diabético apresentam vários fatores etiopatogênicos, porém necessita de um fator determinante, no caso o biofilme, para o desenvolvimento desta doença, desta forma os efeitos da doença periodontal são agravados pelas alterações vasculares metabólicas do diabetes. Um fator relevante nessa inter-relação da doença periodontal com o diabetes é que as alterações vasculares nos pacientes descompensados favorecem a progressão da doença periodontal. Essa alteração vascular é causada pela exposição à hiperglicemia, desta forma a alteração impedem a difusão de oxigênio, a eliminação de metabólitos, a migração de leucócitos e a difusão de fatores imunes, contribuindo para o agravamento da periodontite no diabético. Pacientes com o mau controle glicêmico possuem uma baixa resposta imune à infecção.

As periodontites relacionadas a doenças

Relacionados