Influencia da cultura bra sileira no contexto organizacional no pais
Autoria: Anderson Sousa prof: Joana de Freitas
RESUMO
Levando em consideração a cultura como toda produção material e não material do homem. Que a cultura de uma organização tem como função transmitir o senso de identidade e de pertencer, aos participantes dela, assim serve como referência de padrão de comportamento para seus membros e dialeticamente sofre influência da herança cultural trazida pelos mesmos. As formas de organização social e seus processos sociais, políticos, econômicos, a maneira de administrá-las e alocar seus recursos, são provenientes de um fenômeno cultural, articulados coletivamente, como modos de pensar, sentir, interpretar e atuar. Assim, podemos explicar alguns padrões de comportamento, práticas gerenciais e maneira como são geridas nossas instituições públicas e privadas, através da possível relação com traços característicos da cultura brasileira, como o patrimonialismo, a hierarquia paternalista, o personalismo das relações, capacidade de adaptação, aversão a ordem e a burocracia, flexibilidade, "jeitinho brasileiro", malandragem e suas origens históricas.
Palavras-chave: cultura brasileira. cultura organizacional. Jeitinho brasileiro. gestão. malandragem.
1. INTRODUÇÃO
É necessário antes de tudo, esclarecer que não é o objetivo deste artigo definir regras de como se comportam todos os brasileiros no âmbito do trabalho, mas de proporcionar um entendimento sobre como diversos aspectos e traços característicos da cultura brasileira inferem em diversas práticas e costumes observados no cotidiano de nossas organizações, através da análise da evolução historia desses traços.
A cultura organizacional constitui importante papel no dia a dia e no funcionamento da organização, pois segundo Roberto Dias (2007), ela se refere a um sistema de ações compartilhado entre seus membros, também fazem parte desta, os conhecimentos, técnicas e padrões