Influencia cultural no Brasil
Neste mundo globalizado, a influência cultural que certos países produzem sobre outros tem sido cada vez maior. De fato, o acesso à cultura estrangeira jamais foi tão fácil historicamente para as pessoas de todo o mundo e a maior parcela de “culpa” sobre esse fenômeno é justamente da internet.
Influenciados pelo avanço da Internet e a disseminação de outros meios de comunicação, os alunos hoje têm um conhecimento amplo e diversificado sobre a cultura de vários outros países. Comentam sobre um filme da moda, desejam uma roupa de uma marca internacionalmente reconhecida ou usam expressões de outras culturas. Para eles, todas essas atitudes demarcam o modo de ser da sua geração e, em muitos casos, delimitam uma diferença em relação aos seus pais e avós.
Mesmo assim, existe um número razoável de pessoas que não veem com bons olhos essa influência e que costuma defender uma censura total a ela ou algum tipo de limitação, geralmente com a justificativa de “valorizar a cultural nacional”. A questão que se busca responder é se essa influência cultural representa realmente algum perigo ao país que a recebe.
Os Estados Unidos dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em vários elementos como: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”.
Para os EUA é bom dominar a indústria mundial, pois isso cria uma espécie de simpatia que faz com que a maioria das pessoas apoie os norte-americanos. Essa influência atinge os jovens de todo o mundo, pois a moda mundial vem dos EUA.
Todos estão expostos a essa influência. Dessa forma, o mais importante é cada um aprender a lidar com esse fenômeno social com responsabilidade e crítica. Reeducar o povo para ter atitudes mais nacionalistas, mais favorável ao surgimento de um desenvolvimento sem a intromissão de potências estrangeiras em assuntos de nosso País.