influencia co2 aterro sanitario
Os poluentes atmosféricos são espécies químicas que em concentrações superiores a determinado valor podem ser prejudicais para diferentes organismos incluindo o ser humano. O incremento destas concentrações é influenciado por processos naturais como também por atividades antrópicas. As emissões de origem antropogênico alteram cada vez mais a dinâmica de espécies químicas, por tanto influenciam nos problemas de poluição atmosférica.
Com decorrer do tempo, se observa um detrimento da qualidade do ar principalmente nas regiões densamente habitadas, provocado basicamente por um aumento substancial das emissões de poluentes `a atmosfera. Embora, mecanismos como o transporte, transformação química, dispersão e deposito de resíduos ocasionam também um agravo no ar, em regiões periféricas ou afastadas dos centros urbanos. Os depósitos de resíduos urbanos são constituídos essencialmente de restos orgânicos sólidos e entulho inorgânico proveniente de domicílios, ruas e comercio; que posteriormente com o passar do tempo se degradarão e transformarão em outros compostos químicos que serão eliminados ou depositados no ar, na agua e na terra.
Atualmente os aterros sanitários como depósitos de resíduos, são a opção mais viável de muitos municípios no Brasil, pelos benefícios de custo e logística. Embora ainda os lixões são os mais usados para a destinação de resíduos, é mais frequente ver projetos alternativos sendo analisados e ou desenvolvidos por diferentes regiões do Brasil. O aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais (IPT, 1995). Este método utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessário. Na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás foi