Influ Ncia Da Temperatura Na Cura Do Concreto
Sendo um dos materiais de construção mais utilizados no mundo, o concreto, tem tanto importância econômica quanto tecnológica. Por sua fácil confecção, com materiais abundantes na natureza e de custo baixo, o concreto tem sua utilização difundida, desde as mais simples até as mais importantes construções.
Do ponto de vista tecnológico, todas as propriedades do concreto devem ser estudas, pois do conjunto dessas propriedades obtém-se um material de qualidade. Uma das principais causas da variação das propriedades é a temperatura do material, seja no momento da mistura ou da cura, ou ainda durante o tempo de serviço. O método de cura também influencia nessa variação.
O processo de cura do concreto é um desafio nas construções. Todo o processo de concretagem sofre influência da temperatura, sendo o calor um fenômeno natural, devem-se buscar alternativas para que essa influência na cura não se torne um problema na obra.
A fissura na superfície do concreto é um dos principais problemas das altas temperaturas. A velocidade do endurecimento e o crescimento da resistência do concreto são dados pela intensidade do calor liberado na hidratação, nesse processo o concreto se retrai enquanto esfria e endurece, resultando em fissuras.
Uma fissuração pode dar início a infiltração de umidade e propiciar a lixiviação do concreto, buscando soluções para a fissura e evitar esses futuros probelmas não há uma melhor opção para uma concretagem bem sucedida. O que se busca é anular a difderença de temperatura da superfície do concreto com a temperatura do ambiente.
2 OBJETIVOS
A seguir enunciam-se os objetivos geral e específicos de pesquisa.
2.1 Geral
Identificar a influência da temperatura na cura do concreto.
2.2 Específicos
a) Avaliar as principais propriedades do concreto;
b) Entender o processo de hidratação do cimento e a influência da temperatura sobre este processo;
c) Conhecer as estratégias para o controle do calor de hidratação no processo de concretagem.