Inflação
1. Tema
A inflação como causa da má distribuição de renda na última década no Brasil.
2. Problema
Como a inflação ocasiona a má distribuição da renda?
3. Hipótese
A inflação causa a má distribuição da renda.
4. Objetivo
5. Justificativa
6. Referencial teórico
O combate às desigualdades sempre foi um tema muito debatido entre os governos, na tentativa de erradicar a pobreza no país, este trabalho tem como objetivo apresentar porque a inflação ocasiona a má distribuição da renda entre a população, e os efeitos causados na perda aquisitiva da moeda entre as classes.
Segundo SOUZA (2009) a relação entre crescimento econômico e distribuição de renda é um tema tradicionalmente estudado pela ciência econômica, e o Brasil é um ótimo exemplo para se mostrar como a desigualdade de renda pode afetar as variáveis macroeconômicas e sociais. Historicamente o Brasil tem apresentado um padrão de renda bastante desigual, e isto ocorre mesmo com o país estando entre as 20 maiores economias do planeta e, não por acaso a distribuição de renda talvez seja o maior problema estrutural do país.
A inflação que é nada menos que o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, ou seja, movimentos inflacionários sobre os bens produzidos pela economia atinge principalmente os indivíduos mais pobres de uma economia já que estes tem um mínimo de gastos de subsistência que precisam ser supridos através de moeda. Os ricos em sua vez tem maior parte de sua economia alocada em capital e tem um menor custo de consumir via crédito, logo sofrerão menos com a desvalorização da moeda. Vejamos o exemplo dos assalariados, à cesta básica comprada em um dado período não poderá ser a mesma no tempo presente, pois cada produto sofre alterações de preços que não são compatíveis ao reajuste salarial.
A desigualdade pode ser causada através da inflação a longo ou curto prazo. Em curto prazo (período de um ano) no caso de políticas monetárias restritivas, o governo com o