inflação
08
INFLAÇÃO ONTEM E HOJE: CONSTRUÇÃO,
ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE
CONSUMO
RESUMO
Evandro Brandão Barbosa
Analista de Nível Superior da Coordenação de Estudos
Econômicos e Empresariais
(COGEC)
Superintendência da Zona
Franca de Manaus / SUFRAMA
Fone: (92) 3321-7054
Cel: (92) 9995-6990
Fax: (92) 3237-3884
End.: Av. Ministro Mário Andreazza, 1424 - Distrito Industrial, CEP 69075
Manaus - AM
A economia brasileira iniciou o seu desenvolvimento com a realização de monoatitividades produtivas até criar as condições financeiras para a instalação das primeiras indústrias. O financiamento da infraestrutura necessária à instalação do parque industrial brasileiro foi feito com capital nacional e estrangeiro, tendo assim o País assumido dívidas no interior; o desequilíbrio das contas deu início a um processo de elevação contínua dos preços de bens e serviços. O início da inflação brasileira, portanto, coincide com o nascimento da industrialização nacional. A partir desse período, os brasileiros começam a conviver com os planos e pacotes econômicos elaborados pelo Governo Federal, cujos conteúdos variam de acordo com o entendimento das causas inflacionárias da época. O objetivo dessa pesquisa é historicizar o processo inflacionário no período de
1980 a 2010, de modo a esclarecer como os consumidores atuais devem se relacionar com a expectativa da inflação frequentemente anunciada na mídia.
Palavras-chave: inflação, industrialização, plano econômico, consumo.
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa sobre a construção e a administração da inflação brasileira tem o objetivo de criar as condições para compreender como a economia brasileira se relacionou com a inflação no período de 1980 a 2010, assim como indicar parâmetros de consumo que contribuam de alguma forma para as tomadas de decisão dos consumidores voltadas para a satisfação de necessidades.
Para