Inflação
O mercado financeiro tem atraído muito a atenção tanto do público brasileiro quanto em outros países. Dentre as notícias que mais chamam a atenção estão às ligadas ao comportamento do mercado indicando as quedas e ascensões das tentativas, muitas vezes precárias, para justificá-las.
Este trabalho tem o intuito de identificar alguns conceitos sobre Inflação, Taxa de juros e taxa de câmbio, além de apresentar suas influencias na sociedade contemporânea.
1) microeconomia e macroeconomia
INFLAÇÃO
Ultimamente, muito se discute sobre economia e seu papel fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Diariamente somos bombardeados por enumeras informações que já fazem parte da nossa rotina. Dentre estas, está à inflação. Mas qual o seu significado e a sua influencia em uma sociedade?
De início, podemos dizer que a inflação representa um conflito distributivo existente na economia, mal administrada. Em outras palavras, a disputa dos diversos agentes econômicos pela distribuição da renda representa a questão básica no fenômeno inflacionário. Dada à diversidade de agentes econômicos existentes, o processo inflacionário pode estar acoplado a inúmeras facetas.
Segundo o Dicionário de Português Aurélio, Inflação significa desequilíbrio econômico, caracterizado pelo crescimento anormal dos meios de pagamento em relação às necessidades de consumo, com a consequente redução do poder aquisitivo da moeda e alta geral dos preços.
Em um documentário postado no dia 13 de Julho de 2009 no site O Economista, temos mais um conceitos sobre ela:
“A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação à elevação dos