Inflação
Resumo Este artigo mostra as características da inflação. O seu significado, quais são os efeitos ocasionados pelo seu descontrole. Relata o histórico da inflação no Brasil e medidas que foram utilizadas para que a mesma fosse controlada. Explica o cálculo da inflação e quais são os principais índices e institutos que medem e divulgam a taxa de inflação no Brasil e o que o Governo faz atualmente para mantê-la em um nível estável. Qual a importância do controle da inflação, e o que isso afeta na renda da população brasileira.
Palavras-chave: Inflação, Índice, Controle.
1. Introdução Um dos índices mais questionados e contestados em todo o mundo, a inflação originou-se na economia de mercado. Está relacionada diretamente com o poder de compra do consumidor e no poder do Governo em controlá-la. Seus efeitos podem ser alarmantes, em uma economia fraca. A inflação é ruim para a economia de um país. Quem usualmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que possam lhe garantir a correção inflacionária. Algumas causas da inflação: emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; demanda por produtos (aumento no consumo) maiores que a capacidade de produção do país; aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos. A palavra inflação assombra os brasileiros desde a época da industrialização, promovida pelo então presidente, Juscelino Kubitschek, quando os índices começaram a aumentar e atingir à chamada megainflação nos anos 80 e 90. No período atual comparado àquela época, o Brasil passa por certa tranqüilidade, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.
2. O que é inflação Em economia, segundo a Griffiths (1981), inflação pode ser entendida como a diminuição do valor de mercado ou de poder de