Inflação
Inflação é um dos mais antigos e assustadores problemas econômicos que podem afetar a economia de um país, com conseqüências desastrosas e geralmente de difícil combate, requerendo medidas severas por parte dos governantes.
Todos os dias somos bombardeados com informações sobre o desempenho da nossa economia, seja índices financeiros, balança comercial, salários, etc., mas a palavra inflação é que mais nos assusta já que destrói o poder aquisitivo principalmente dos assalariados e das classes mais pobres. Vários números-índices como INPC, IPCA, IGP-DI, IGP-M, IPC, ICV, calculados a partir do aumento de preços registrado em determinado período, medem este fenômeno que é na verdade a elevação continua dos preços de uma economia, gerando novos índices como, TR, UFIR, SALÁRIO MÍNIMO, POUPANÇA, TJLP, TBF, etc., que são índices que podem ser indexadores da inflação ou até podendo ser índices de controle da inflação por parte do governo.
Dois tipos de inflações se destacam, sendo; inflações rastejantes, caracterizadas por uma leve e quase imperceptível expansão geral dos preços, algo em torno de 1 a 5% ao ano como ocorre na economia Americana e Inflações galopantes ou hiperinflações, caracterizadas por uma violenta expansão dos preços que destroem a economia de um país. Para se ter uma idéia, até países que hoje tem uma economia estabilizada também tiveram problemas com a inflação, exemplo da Alemanha que durante o período de 1914 a 1923 os preços cresceram um trilhão de vezes, sendo esta a maior índice de inflação que se tem notícia.
CONCEITO DE INFLAÇÃO: Inflação pode ser conceituada pelo aumento contínuo e generalizado do nível de preços, atrelado à depreciação do valor da moeda, reduzindo o poder aquisitivo. É um fenômeno que atinge toda uma economia, com efeito e abrangência Macroeconômica. Os movimentos inflacionários são crescentes, e não podem ser confundidos com altas eventuais de preços que podem ser corrigidos por fatores não