Inflação
Inflação pode ser resumidamente definida com sendo o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços, ocasionando a queda do valor da moeda e, consequentemente diminuindo seu poder de compra.
A inflação pode ocorrer quando acontece um aumento generalizado da demanda por algum serviço .A gasolina ou o diesel, por exemplo, se a procura por esses produtos aumentarem generalizadamente, a tendência é que seus preços sofram um aumento na mesma proporção, como estes são insumos para outros produtos e serviços, é possível que o preço de quase tudo aumente, causando uma inflação.
As possíveis causas de uma inflação bem como de sua solução dependem da análise mais abrangente da situação econômica de um país ou região, os exemplos que cito aqui são bastante simples, já que o intuito é tentar definir de forma mais fácil seu conceito.
Tipos de inflação:
Inflação de demanda: ocorre um aumento do nível geral de preços devido a um crescimento elevado da procura de um determinado bem ou serviço, sem que a acompanhe este crescimento. Exemplo: em determinada região o verão apresentou temperaturas acima da média prevista e a procura por ventiladores aumentou excessivamente, a tendência é que o preço dos ventiladores aumente, equilibrando, ou tentando equilibrar, a relação entre oferta e demanda.
Inflação de custos: quando as matérias-primas utilizadas na fabricação de determinado bem sofrem aumento e este é repassado para o produto final. Exemplo: o aumento do trigo, a depender da situação, gera o aumento do preço do pão
Deflação
Deflação é a redução do nível geral de preços e pode ser ocasionada pela baixa procura por um serviço ou bem de consumo, ou quando há muita oferta e pouca demanda. Esta situação obriga as empresas a reduzirem os preços dos seus produtos e serviços, colocando em risco seu faturamento e, em alguns momentos, ocasionando demissão de empregados, já que o ritmo de produção foi reduzido.
A