Inflação e Seus Tipos
CAMPUS BURITIS II – DIREITO
Felipe Parreiras
Pedro Galinari
Rafael Lemos
TRABALHO DE ECONOMIA BRASILEIRA
INFLAÇÃO E SEUS TIPOS
Belo Horizonte
2014
O que é inflação?
Pedro Rossi – Instituto de Economia da UNICAMP: "A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
Heron do Carmo - Faculdade de Economia e Administração da USP e Corecon-SP: "É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
Emerson Marçal – Escola de Economia da FGV-SP: "Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia."
Davi Simão Silber – Departamento de Economia da USP: "É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal. O último índice oficial de inflação que foi divulgado mostrou que o índice de difusão do IPCA foi de 64%, o que significa que, dos preços pesquisados, 64% tiveram algum tipo de reajuste para cima.
É uma remarcação de preço generalizada – que pode ser pequena ou pode ser grande, por algum tipo de acidente, para algum tipo específico de produto." Inflação é um conceito econômico que designa o aumento continuado e generalizado dos preços de bens e serviços de um país. Se levarmos ao sentido literal da palavra podemos relacionar a palavra inflação ao efeito de inflar ou inchar. O aumento no valor dos preços dos bens e serviços é verificado na grande maioria e não só em alguns segmentos como combustíveis. O poder de compra das pessoas fica bastante volúvel, ou seja, um grande número de pessoas tem uma diminuição no poder pelo motivo de o rendimento salarial não sofrer alteração por exemplo. A inflação começou a ser vista e analisada a partir dos anos 30 com o grande aumento dos preços que aconteceu naquela época de forma persistente e que