Inflação e os Tipos de Inflação
O processo denominado inflação, é uma fase em que há um aumento contínuo de forma generalizada nos preços. Quando instalado é difícil de controlar, por vezes funciona como um círculo vicioso, exigindo assim constantes reajustes e que vai se agravando. Quem mais sobre com esse processo de inflação são as pessoas mais pobres, de baixa renda que de certa forma não conseguem se proteger.
Um fator que ajuda quando está se passando por um período de inflação é a Correção Monetária que objetiva minimizar (ou até neutralizar) as distorções causadas pela inflação na economia. Em sua forma extrema, quando se está muito fora de controle e com aumentos de preços abusivos e absurdos, a inflação é chamada de hiperinflação
CAUSAS: O que causa a inflação é a diminuição na oferta de certa mercadoria importante, como por exemplo a gasolina, causando consequente aumento no seu valor. E já que a gasolina move os transportes de mercadoria ela, por tabela, gera um aumento nos produtos que dela necessitam para serem transportados.
- Quando há desvalorização da moeda interna perante às externas, causa um aumento no preço de produtos que são importados e a preferência por exportar.
- Um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços.
Mesmo com a inflação pode haver melhorias como no sistema de produção e crescimento de empregos. Ou seja, nem toda inflação é prejudicial ao crescimento econômico. Desde de que ela esteja mantida sob controle.
INFLAÇÃO DE DEMANDA Acontece quando a demanda agregada é maior que a oferta agregada por bens e serviços. Um exemplo é: quando ocorre o aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia. Para que a inflação de demanda seja combatida, é precisa que a política econômica foque em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
INFLAÇÃO DE CUSTO (OU DE OFERTA) Ocorre quando