Inflamação aguda
A inflamação aguda é uma rápida resposta do hospedeiro que serve para levar leucócitos e proteínas do plasma, tais como anticorpos, para os locais de infecção ou tecido injuriado.
2/3) Quais os seu três componentes principais?
Os componentes principais da resposta inflamatória aguda são:
-alterações no calibre vascular que levam a um aumento no fluxo sanguíneo;
-mudanças estruturais na microvasculatura que permitem que as proteínas do plasma e os leucócitos saiam da circulação;
-emigração de leucócito de microcirculação, seu acúmulo no foco da injúria e sua ativação para eliminar o agente agressor;
3) Quais as pricipais manifestações locais da inflamação aguda quando comparadas a um vaso normal?
4) Diferenciar o processo inflamatório agudo do crônico. A inflamação aguda é rápida no início e de curta duração. Suas principais características são a exsudação de fluido e proteínas do plasma (edema) e migração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.
A inflamação crônica pode seguir à inflamação aguda ou ser insidiosa no início. É de longa duração e está associada à presença de linfócitos, macrófagos, proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e destruição tecidual.
6) O que são chamados de sinais cardinais da inflamação aguda?
Os sinais cardinais são fenômenos básicos comuns a qualquer tipo de inflamação e que independem do agente inflamatório. São eles: Rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), calor (aquecimento), dolor (dor) e perda da função.
O TUMOR é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, representadas pelo aumento de líquido (edema inflamatório) e de células. O CALOR é oriundo da fase vascular, em que se tem hiperemia arterial e, conseqüentemente, aumento da temperatura local. O RUBOR ou vermelhidão também é decorrente desse mesmo fenômeno. A DOR, por sua vez, é originada de mecanismos mais complexos que incluem