Inflama O
INTRODUÇÃO 4
VIZAO INICIAL 5
RESPOSTA VASCULAR E CELULAR 5
Em uma inflamação pode-se evidenciar três fases: 6
Fase Alternativa 6
Fase Exsudativa 6
Fase Produtiva 6
Recuperação 6
Regeneração 7
Cicatrização 7
Fazes de Cicatrização 7
A cicatrização divide-se em quatro fases: 7
Limpeza 7
Retração 7
Tecido de Granulação 7
Reepitelização 7
Aspectos da cicatrização 8
Classificação das Inflamações Agudas e Crônicas 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A inflamação ou Flogose ( do latin Inflamare e do grego Phlogos, que significa pegar fogo) nome esse dado pelo fato de o calor gerado na atea afetada ser comparada a uma combustão de corpos.
A Inflamação é uma ação natural do corpo contra os agressões externas como mecanismo defensivo, tem objetivo benéfico para inibir ou diminuir as agressões causadas por diversos fatores causadores do dano, mas com possíveis prejuízos ao organismo invadido ou agredido nesse processo.
Este trabalho objetiva descrever os processos de inflamação no organismo, destacando suas importâncias e consequências e sua classificação
VIZÃO INICIAL inflamação é causado por agentes Flogógenos simples ( calor, irritantes químicos, produtos de microorganismos, corpos inertes estéreis, ações mecânicas, etc.)
Entende se que a inflamação é uma reação local dos tecidos a agressão. Isso acarretará em uma resposta do organismo caracterizada por alterações observáveis por sinais cardinais( calor, rubor, tumor e dor).
Esses sinais cardinais são causados pela resposta vascular, ou seja, pelo excesso de sangue circulando no local causando calor por que o sangue é quente por causa do corpo, motivo pelo qual é possível observar a vermelhidão e o edema no local afetado e consecutivamente a dor.
RESPOSTA VASCULAR E CELULAR A entrada de um agente inflamatório acarretará numa vazo constrição reflexa das arteríolas, capilares e veias locais que fará com que os mastócitos(células granulosas) liberem a