inferências
As proposições não têm valor apenas em si próprias, porque de uma proposição podemos inferir outra ou outras.
Que é inferir?
A inferência é um processo de raciocínio através do qual, partindo de uma ou mais proposições, o pensamento tira outra ou outras que ali estavam implicitamente contidas.
Existem dois tipos de inferências:
IMEDIATAS E MEDIATAS
INFERÊNCIAS IMEDIATAS
A INFERÊNCIA IMEDIATA É O PROCESSO
PELO QUAL TIRAMOS UMA PROPOSIÇÃO
DE OUTRA SEM QUE HAJA NENHUMA
INTERMEDIÁRIA. APRESENTA-SE SOB
DUAS FORMAS:
--
OPOSIÇÃO
--CONVERSÃO
-OPOSIÇÃO
-A
oposição das proposições é o processo pelo qual de uma proposição retiramos outras, mantendo sempre os mesmos termos como sujeito e como predicado, mas alterando a quantidade ou a qualidade, ou ao mesmo tempo uma e outra e concluindo da verdade ou falsidade dessas proposições a verdade ou falsidade das proposições que obtivermos.
INFERÊNCIAS IMEDIATAS
As formas de oposição das proposições são quatro e dependem do modo como se relacionam entre si as proposições universal afirmativa (A), universal negativa (E), particular afirmativa (I) e particular negativa (O).
INFERÊNCIAS IMEDIATAS
REGRA DAS CONTRADITÓRIAS ( A e O, E e I)
São contraditórias entre si duas proposições que diferem ao mesmo tempo pela qualidade e pela quantidade. Duas proposições contraditórias não podem ser simultaneamente verdadeiras ou simultaneamente falsas. Se uma é verdadeira, a outra é falsa; se uma é falsa a outra é verdadeira.
--
-REGRA
DAS CONTRÁRIAS (A e E)
--
Proposições contrárias são duas Universais que diferem pela qualidade. Duas proposições contrárias não podem ser simultaneamente verdadeiras. Podem porem ser ambas falsas.
Mas se o predicado for essencial ao sujeito, duas contrárias não podem ser falsas ao mesmo tempo. Da falsidade de uma conclui-se a verdade da outra.
-REGRA
--
DAS SUBCONTRÁRIAS (I e O)
São subcontrárias duas proposições