infertilidade
A infertilidade ou esterilidade é o resultado de uma falência orgânica devido à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto¹. É diferente de esterilidade. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de dois anos de vida sexual contínua sem métodos contracetivos. A infertilidade pode ser feminina e masculina, ou ainda sem causa aparente.
O QUE É A INFERTILIDADE?
Infertilidade é a dificuldade de uma pessoa em se reproduzir. Geralmente, refere -se ao diagnóstico feito quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contracetivo, após um ano de relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual.
Em condições normais, um casal em idade fértil que mantenha relações sexuais completas, sem utilizar qualquer método contracetivo, costuma levar alguns meses ou até mais de um ano para obter a gra videz desejada, gerando a conceção errada de infertilidade.
Aproximadamente, a chance de um casal fértil engravidar é de 15 a 25% por mês, e após um ano de tentativas essa taxa cumulativa será de aproximadamente 80%. Por isso, é necessário esse tempo de espera para iniciar uma investigação sobre infertilidade.
Há dois tipos de infertilidade: primária, quando não há gestação anterior; e secundária, se já houve alguma gravidez. O fato de a mulher ter sido mãe antes não garante a fertilidade para uma futura gravidez. O diagnóstico de infertilidade também pode ser dado para mulheres que chegam a engravidar, mas por diversos motivos não conseguem manter a gestação até o final.
A dificuldade de engravidar atinge aproximadamente 15% dos casais. Suas causas são diversas, com problemas no organismo feminino, masculino, em ambos, ou até mesmo por causas desconhecidas. Uma das principais causas é