Infertilidade
A fertilidade humana é relativamente baixa, um casal apresenta cerca de 20% de chances de engravidar ao mês, assim é comum haver algum tempo entre as tentativas de engravidar e a gestação.
A infertilidade conjugal define-se por ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método contraceptivo, após este tempo o casal deve procurar assistência médica, no entanto, há situações que o tempo deve ser menor, por exemplo, quando a mulher já tem 35 anos ou mais, síndrome dos ovários policísticos, infecção pélvica prévia e outros. A infertilidade atinge cerca de 15% dos casais.
Infertilidade feminina
A infertilidade feminina pode estar ligada a várias causas, entre elas estão:
Ovarianas e ovulares:
1. Síndrome do ovário policístico:
Nesta síndrome há a falta de ovulação, o sangramento uterino ocorre a cada 2 ou 3 meses. Essas mulheres podem apresentar aumento de hormônios masculinos, o que causa aumento de pelos e, raramente, queda de cabelos. Ainda, podem apresentar obesidade e insuficiência da ação da insulina.
2. Insuficiência ovariana prematura ou menopausa precoce:
Os ovários deixam de maturar os óvulos, ou seja, não há a ovulação. Em geral há ausência do ciclo menstrual e há sintomas semelhantes aos da menopausa. Essa doença pode ter fatores múltiplos, como quimioterapia, radiação, síndromes genéticas, infecções ovariana, doenças autoimunes, entre outras.
3. Hiperprolactinemia:
A hiperprolactinemia é a secreção em excesso de prolactina, em que há alteração no controle dos ovários e gera falhas no ciclo menstrual.
4. Idade:
A idade também é um fato que pode causar a infertilidade, pois há a menor maturação de óvulos e eles tem menor qualidade, por terem sido produzidos ainda no desenvolvimento embrionário.
Tubaria e do canal endocervical:
1. Obstrução tubária:
Impede a captação e transporte do óvulo, geralmente as tubas uterinas sofrem grande dilatação, o que é visível em exame, as principais