inferencia textual
Inferência textual é ter a habilidade de analisar, comparar, tirar conclusões lógicas de fatos ou acontecimentos a partir de informações implícitas em um texto, com significado oculto. Podemos encontrar a inferência textual em propagandas, na música ou até mesmo na literatura. Na propaganda, aquela, serve como uma estratégia de leitura.
O silogismo, pode ser considerado um exemplo de inferência textual, pois nele tiramos conclusões lógicas a partir de uma informação presente no texto (sentença).
Para adquirir essa habilidade de tirar estas conclusões lógicas (inferência), é necessario ler em abundancia, e durante a leitura, procurar acontecimentos que fazem sentido e apartir deles, fazer uma analise e tirar uma conclusão.
Exemplos de inferência como silogismo:
1. Todo homem é mortal
Sócrates é homem
Logo, Sócrates é mortal ↓
(Conclusão lógica que se obtém a partir das informações apresentadas acima)
2. Todo gato é mamífero
Todo mamífero é vertebrado
Logo, todo gato é vertebrado ↓
(Conclusão lógica que se obtém a partir das informações apresentadas acima)
Exemplo de inferência em propaganda:
1. “Um grande carro não precisa necessariamente ser um carro grande”
• Esta propaganda é do automóvel “Clio” do ano de 2006. Nela, há uma oposição do adjetivo grande, pois, no primeiro indica caso de superioridade, já no segundo, é um sentido de qualidade, grandeza.
Exemplo comum de inferência:
1. A nova máquina foi instalada hoje, agora podemos lavar toda roupa acumulada.
• Nesta frase, pode-se chegar à duas conclusões lógicas:
1.1. A máquina provavelmente fora instalada por um técnico.
1.2. Não está explícito no texto, mas a partir de informações dadas, podemos concluir que é uma máquina de lavar roupas.