infelizmente
A investigação cientifica é consideradaatualmente uma das melhores ferramentas palpáveis que a humanidade tem para se valer de explicações sobre os fenômenos existentes no nosso planeta Terra, fenômenos estes naturais ou ate mesmo conseqüentesda manipulação humana.
Portanto há de se entender a lógica do ser humano em acreditar cegamente nesse estudo ignorando totalmente outros termos não palpáveis que se apresentam ao longo do filmeCobaia.
A necessidade de isolamento para obter a liberdade total de ação em experiências cientificas, neste filme, demonstra que o julgamento e a condenação popular é natural em questões onde há aintrusão nos valores morais sem considerar limites, que por conseqüência, desconhece os possíveis ganhos e danos a serem causados.
A bioética tem a meta e a obrigação de determinar, portanto, oslimites dessas ações. O mínimo de dano a ser causado em experimentos e também limita os malefícios existentes durante o processo, pois o objetivo concluído em beneficência não pode ser justificado por umamaleficência maior que esta durante o processo experimental.
O processo experimental exposto no filme, entretanto, não condiz e não respeita princípios éticos e morais, valendo-se de qualqueratitude imaginável para obter e explorar resultados.
O sonho da imortalidade que fascina a raça humana nos leva a questionar se há um limite real para a realização deste. Por ser uma raça tanto frágilquanto resistente, pois ao mesmo tempo em que o próprio corpo humano é suscetível aos riscos existentes na natureza dos quais são muito maiores em relação aos outros animais, existe a mente