Infecções no corpo humano
1 - trato respiratório superior
Faringite
Inflamação na faringe - parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação.
Amigdalite
Inflamação nas amígdalas - tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede lateral da garganta; o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.
Laringite
Pode ser confundida com faringite, mas a infecção acontece na laringe e frequentemente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde a voz é produzida - não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos.
Resfriado
é uma doença infecciosa viral do aparelho respiratório superior que afeta sobretudo a cavidade nasal. Os sintomas incluem tosse, garganta inflamada, muco nasal e por vezes febre, que normalmente desaparecem ao fim de sete a dez dias, embora alguns dos sintomas se manifestem até três semanas. Epiglotite É uma infecção bacteriana de evolução rápida dos tecidos supraglótidos que provoca a obstrução, por vezes fatal, das vias respiratórias. É uma emergência médica. Em 95% dos casos, o germe responsável é o Haemophilus influenzae.
Otite
A otite média é uma infecção ou inflamação no ouvido médio. Essa inflamação geralmente começa quando infecções causam dor de garganta, resfriado ou problemas respiratórios se espalham para o ouvido médio. Essas infecções podem ser virais ou bacterianas.
Conjuntivite
A origem mais comum de conjuntivite consiste numa infecção, provocada por diversos tipos de agentes patogênicos, sobretudo bactérias, mas também vírus e, com menor frequência, fungos. O contágio pode ser provocado por contacto direto ou mediado por qualquer tipo de elemento contaminado, como toalhas ou lenços.
1-Trato respiratório inferior
Tuberculose Pulmonar
Causada por um microorganismo denominado Bacilo de Koch,