infecções de pele
Introdução
O presente trabalho aborda as infecções comumente causadas na pele, como Síndrome do choque tóxico, os tipos de Acne e a Hanseníase, evidenciando cada uma delas, suas causas, etiologia, sintomas, diagnósticos e tratamentos, com embasamento em livros e artigos científicos para uma melhor compreensão.
Síndrome do choque tóxico (SCT)
A síndrome do choque tóxico é uma patologia causada por bactéria estafilococos (Staphylococcus aureus), e foi descrita pela primeira vez em 1978, associada a casos menstruais, como o uso de tampões vaginal (absorvente) por um longo período. Toxina estafilocócica chamada de toxina da síndrome do choque toxico 1 (TSCT-1) é produzida no local do crescimento bacteriano e se espalha pela corrente sanguínea. É altamente resistência por causa das propriedades superantigênicas da toxina. Atualmente, apenas alguns casos estão associados à menstruação, outros ocorrem por infecções estafilocócicas em procedimentos cirúrgicos nasais em que se usam bandagens, uso de absorventes após cirurgias, e em mulheres que acabam de dar à luz. A SCT estreptococos (Streptococcus pyogenes) é semelhante à STC estafilocócica, mas na SCT geralmente não ocorre erupção na pele e sim bacterémia (bactérias na corrente sanguínea), onde proteínas M liberadas da superfície desse estreptocócico formam um complexo com fibrinogênio e se liga aos neutrófilos e precipita a liberação de enzima danosa, causando choque e danos no órgão. Sintomas Potencialmente febre, vômitos, mialgia (dor muscular), desmaios, convulsões, confusão mental, erupções da pele semelhantes a queimaduras solares seguidas de choque até a falência dos órgãos, especial os rins.
Tratamento
Antibióticos tópicos nas lesões e antibióticos E.V. como Vancomicina e Gentamicina, dependendo de cada caso.
Acne
A acne é a doença de pele mais comum entre os seres humanos. E acomete principalmente adolescente e pessoas com distúrbios hormonais. Normalmente,