INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------- 2
DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------- 3
Infecções Transmitidas Sexualmente -------------- 3 á 9
CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------- 10
BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------- 11
INTRODUÇÃO
O que são as IST
As IST, ou infecções sexualmente transmissíveis, são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais).
INFECÇÕES TRANSMITIDAS SEXUALMENTE A prática de sexo mais seguro é a melhor maneira de prevenir a infecção.
As IST mais conhecidas são:
VIH/SIDA
Clamídia
Gonorreia ou blenorragia
Herpes genital
Hepatite B
Vírus do Papiloma Humano-HPV
Sífilis
Infecções por tricomonas
VIH/SIDA
VIH é a abreviatura para Vírus da Imunodeficiência Humana e é responsável pelo desenvolvimento de complicações no sistema imunitário e aparecimento da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), último estágio da doença.
Os sintomas da infecção pelo VIH são tardios e estão associados a problemas nas defesas do organismo. Apesar de não existir cura, é possível retardar o desenvolvimento da SIDA através da combinação de medicamentos. A melhor forma de diagnosticar a infecção pelo VIH é fazer exames sanguíneos específicos.
A prática de sexo seguro e de comportamentos sexualmente responsáveis é o modo mais seguro de evitar a infecção. Utilizar sempre o preservativo é uma das formas mais eficazes, embora não a 100%, uma vez que o vírus se transmite pelo esperma, pelos fluídos vaginais e pelo sangue. No caso de se ser utilizador de drogas, nomeadamente drogas injectáveis, nunca se deve partilhar uma seringa.
Clamídia
A Clamídia é uma infecção do tipo bacteriano que pode afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, o ânus, a uretra, a garganta ou os olhos. É a IST mais