Infecção hospitalar
Infecção hospitalar ou infecção nasocomial é qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital, após 48 hs de internação ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar.
A prevenção de infecções hospitalares depende muito mais da instituição hospitalar e de seus trabalhadores do que dos pacientes, já que ninguém se interna com intenção de contrair doenças dentro do hospital. Os cuidados para não ocorrer elevado número de infecções e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e no uso das técnicas apropriadamente.
LAVAGEM DE MÃOS
A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe.
Finalidade: prevenir infecção hospitalar, higiene pessoal e a do paciente.
Material: água limpa, sabão ou semelhante, papel toalha.
Lavar as mãos: • Ao cuidar do paciente - no início e no fim do turno de trabalho, antes de preparar medicação, antes e após o uso de luvas, antes e depois de contato com pacientes, depois de manusear material contaminado, mesmo quando as luvas tenham sido usadas, antes e depois de manusear cateteres vasculares, sonda vesical, tubo orotraqueal e outros dispositivos, após o contato direto com secreções e matéria orgânica, após o contato com superfícies e artigos contaminados, entre os diversos procedimentos realizados no mesmo paciente e quando as mãos forem contaminadas, em caso de acidente.
• Higiene pessoal: após coçar ou assuar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro, antes e após sair do banheiro, antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar, após manusear quaisquer resíduos, ao término de cada tarefa, ao término da jornada de