iNFECÇOES URINARIAS
Acomete crianças, jovens e idosos. Podem ter quadros bastante variáveis, podem ter infecções gravíssimas com sepse e risco de morte, pode ter infecções muito leves...
Definição da infecção do trato urinário..é uma infecção do uretélio, do epitélio do aparelho urinário, resultando em um processo inflamatório com ou sem sintomas, geralmente associado a piúria e bacteriúria.
O epitélio é invadido, o epitélio inflama, e produz os sintomas, piúria pela ativação de leucócitos e tb bactérias na urina. Tem que ter invasão do urotélio, e essa invasão do urotélio com bactéria determina a inflamação do epitélio do trato urinário.
Veja que a simples presença de bactéria na urina, bacteriúria, não é infecção. Têm estatísticas que mostram que até 30% dos idosos internados em asilos têm bacteriúria assintomática. É comum nessa população idosa. Se não tem sintomas, se não tem lecocitúria junto, ou seja, sinais de invasão da bactéria na parede barravesical pela bactéria. Se eu não tiver sintomas, bacteriúria assintomática não se trata. Bacteriúria assintomática se acompanha a infecção!
Só que a gente tem que saber que há uma população em que a gente trata bacteriúria assintomática Gestantes.
A Bruna pergunta sobre o nível, um limite para a bacterúria mesmo sem sintomas...prof responde que a gente vai falar disso e que a qtde de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) 104, 105, agora parece que passou para 106 significativo, mas se não tiver sintomas, se não tiver leucocitúria, se a pessoa for completamente assintomática, a contagem de bactérias não é diagnóstico. Claro que se vc tem mais de um milhão de UFC por ml a maioria dos especialistas tratam, mas se for absolutamente só bacteriúria assintomática, geralmente sendo assintomática não chega nessa contagem, chega à contagem de 104, 103 UFC por ml, normalmente vc não trata. É difícil vc ter uma bacteriúria assintomática, sem sintoma nenhum, sem leucocitúria, sem sinais de inflamação da bexiga com