INFEC AO SANGUINEA
A infecção no sangue é um problema que pode ser causado por vários motivos, mas é geralmente adquirido no hospital. Infecções virais ou bacterianas, ou de trato urinário e respiratório podem desencadear uma infecção no sangue.
Mas vamos falar de um caso em especial, Infecções Relacionadas a Cateteres Venosos Centrais:
Os cateteres centrais (arteriais ou venosos) são um dos principais fatores predisponentes de infecções sanguíneas, representativas no contexto das infecções hospitalares, tanto devido ao alto custo quanto à elevada taxa de mortalidade. Um programa efetivo de controle de infecção pode prevenir de 20% a 40% das infecções, resultando em redução da morbidade e da mortalidade e, conseqüentemente, em diminuição do custo da hospitalização.
O diagnóstico pode ser feito ou por sinais clínicos óbvios de infecção local (o que deve ser pouco usado, uma vez que estes sinais ocorrem relativamente tarde na evolução da cateterização), ou pela cultura de um segmento removido do cateter.
As infecções hospitalares associadas a esses tipos de cateteres devem-se em sua maior parte à contaminação pela flora microbiana da pele do paciente (contaminação geralmente extraluminal), causando infecção da corrente sanguínea, freqüentemente na ausência de sinais inflamatórios locais (a infecção ocorre pouco tempo após a inserção).
Também pode ocorrer por contaminação pelas mãos do pessoal que manuseia o sistema, com a penetração de bactérias no lúmem do cateter através dos dispositivos de conexão (bacteremia tardia: 10 a 14 dias após a inserção).
As medidas de prevenção devem começar pela seleção do cateter, enfatizando o uso preferencial de lúmen único. A inserção e o manuseio com Técnica Asséptica é a medida mais simples e efetiva.
Bacteremia relacionada ao Cateter:
Bacteremia Primária: infecção primária da corrente sanguínea não relacionada a outro foco identificável; ou evidências clínicas de bacteremia, sem outro foco infeccioso identificável, porém