INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO
AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM) NUMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
CARDIOLÓGICA (UTI-cardio)
1
Rhayssa de Oliveira e Araújo
Patrícia Moraes Saldanha2
Ana Elza Oliveira de Mendonça3
Quinidia L. D. de Almeida Q. de Vasconcelos4
Gilson de Vasconscelos Torres5
INTRODUÇÃO: O diagnóstico de IAM consiste na detecção de biomarcadores cardíacos associados à evidência de isquemia miocárdica, ou seja, presença de alterações isquêmicas recentes ao Eletrocardiograma (ECG), como desenvolvimento de ondas Q patológicas, exames de imagem com evidências de perda de miocárdio viável ou alterações de motilidade miocárdicas regionais recentes. O intervalo de tempo decorrido do inicio dos sintomas até o inicio do tratamento, pode determinar a gravidade da lesão direta ao músculo cardíaco, por isso a equipe da UTI deve estar apta a prestar cuidados de forma segura e ágil às vítimas de IAM.
OBJETIVO: identificar os principais cuidados de enfermagem na admissão de pacientes vítimas de IAM. METODOLOGIA: estudo de caso desenvolvido numa UTI cardiológica de um hospital geral de grande porte em Natal/RN, com dados coletados em Junho/2011, por meio do exame físico e anamnese de enfermagem em paciente idoso admitido com diagnóstico de IAM.
RESULTADOS: paciente de 76 anos, sexo masculino, raça negra, admitido com dor precordial intensa irradiada para membro superior esquerdo, sudorese profusa, cianose de extremidades, hipotensão arterial, sendo confirmado diagnóstico de IAM com elevação do segmento ST ao
ECG. As principais demandas de cuidados de Enfermagem iniciais foram: monitorização cardíaca, suporte de oxigênio, decúbito 45°, avaliação da dor, punção venosa, inicio da administração das medicações prescritas, promover conforto e minimizar o sofrimento.
CONCLUSÃO: a agilidade dos cuidados admissionai s de Enfermagem ao paciente desse caso, foram essenciais para alívio dos sintomas, estabilidade