Infante D. Henriques
nfante D.Henrique( 1394 -146
BIOGRAFIA
O Infante D.Henrique nasceu no Porto, dia 4 de Março de 1394, numa quartafeira. Era o quinto filho do rei D. João I e de D.Filipa de Lencastre.
O infante foi baptizado alguns dias depois do seu nascimento, tendo sido o seu padrinho o bispo de Viseu.
Os seus pais deram-lhe o nome
Henrique possivelmente em honra do seu tio-avô, o duque Henrique de
Lencastre.
Em 1414, convenceu seu pai a fundar a campanha de conquista de Ceuta, na costa norte-africana junto ao estreito de Gibraltar. A cidade foi conquistada em Agosto de 1415, assegurando ao reino de Portugal o controlo das rotas marítimas de comércio entre o
Atlântico e o Levante.
Em 1415, foi armado cavaleiro e recebeu os títulos de Duque de Viseu e
Senhor da Covilhã.
Brasão de armas do Infante D. Henrique
A 18 de Fevereiro de 1416, foi encarregado do Governo de Ceuta.
Cabia-lhe organizar no reino a manutenção da Praça marroquina.
Em 1418, regressou a Ceuta na companhia de D. João, seu irmão mais novo. Os Infantes comandavam uma expedição de socorro à cidade, que sofreu nesse ano o primeiro grande cerco, imposto conjuntamente pelas forças dos reis de Fez e de Granada.
O cerco gorou-se e D. Henrique tentou de imediato atacar Gibraltar, mas o mau tempo impediu-o de desembarcar: manifestava-se assim uma vez mais a temeridade e fervor anti-muçulmano do Infante.
Ao regressar a Ceuta recebeu ordens de D. João I, para não prosseguir tal empreendimento, pelo que voltou para o reino nos primeiros meses de 1419.
Construiu por esta época uma armada de corso, que actuava na zona do estreito de Gibraltar a partir de Ceuta.
Em 1419–1420 alguns dos seus escudeiros, João Gonçalves Zarco e
Tristão Vaz Teixeira, desembarcaram então nas ilhas do arquipélago madeirense, que já era visitado por navegadores portugueses desde o século anterior.