Infante D. Henrique
1. Biografia Infante D. Henrique nasceu no Porto em 4 de março de 1394. Foi um infante culto, que dedicou muito ao estudo da matemática, da cosmografia e investiu a sua fortuna em investigações relacionadas com a navegação, náutica e cartografia. Na História ficou também conhecido como Infante de Sagres, pois criou a Escola Náutica em Sagres, como também pelo cognome de o Navegador. D. Henrique era o quinto filho do rei D. João I, fundador da dinastia de Avis, e de Dona Filipa de Lencastre. Foi batizado uns dias depois do seu nascimento tendo como seu padrinho o Duque de Viseu. → Em 1414, D. Henrique convenceu o seu pai a preparar um ataque a Ceuta pois era uma cidade muito rica, e no ano seguinte os portugueses atacaram a cidade e venceram-lhes facilmente. → Anos depois, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, a mando de Infante, redescobriram as ilhas da Madeira, e um pouco depois, Gonçalo Velho descobriu as ilhas dos Açores desabitadas. → Finalmente, em 1460 descobriram Serra Leoa, e foi também nesse ano, a 13 de novembro, que morreu o Infante D. Henrique depois de uma vida dedicada à campanha marítima.
2. Mensagem – Análise do poema, “O Infante” (pg.180) Segunda Parte: Mar Português Deus quer, o homem sonha, a obra nasce Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
5 E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português. 10 Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Estrutura externa →