infancia dos 7 aos 12 anos
Introdução
A idade média de sete anos, que coincide com o começo da escolaridade da criança, propriamente dita, marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental. Observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções formadas no período anterior, assegurando-lhes um equilíbrio mais estável e que também inauguram uma série ininterrupta de novas construções.
A escola surge nesta época como contribuidor fundamental para o crescimento da criança. Os anos intermediários da infância, aproximadamente dos seis aos doze anos, são muitas vezes chamados de anos escolares ou período da meninice. Caracteriza-se como um período de cristalização, já que os seus desenvolvimentos são lentos, uniformes e proporcionam previsores razoavelmente estáveis das características da criança como jovem adulto. Embora a família continue a desempenhar um papel importante nos processos de desenvolvimento, a escola surge nesta época como contribuidor fundamental para o crescimento da criança. Não somente ela provê uma atmosfera para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e acadêmicas, como também representa um ambiente em que os grupos de pares podem influenciar a socialização da criança.
Desenvolvimento Físico
O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no início desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceira infância.
- Os dentes permanentes chegam na terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
- A obesidade é cada vez mais comum entre as crianças. Ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. A preocupação com a imagem corporal, especialmente entre meninas, pode