Indústria do Tabaco
A indústria do tabaco não é uma indústria como outra qualquer. Seu objetivo é mostrar à opinião pública e aos legisladores que, ao contrário do senso comum, que acha ‘normal’ fabricar e comercializar um produto lícito, não tem nada de normal ou aceitável nessa atividade, em função das muitas mentiras, truques e manipulações utilizadas por esta indústria desde que descobriu o perigo de seus produtos.
Nas palavras da indústria do tabaco, não há porque se preocupar com as doenças provocadas por uma indústria ‘legal’, que produz e vende um produto de ‘qualidade’, ‘legal’, ‘normal’. Através deste discurso, ela torna-se sem problemas e, portanto, não há porque tratar as empresas de tabaco de forma diferente de outras. Para a Souza Cruz, por exemplo, “produzir e comercializar cigarros legalmente é uma atividade lícita e [sua] a missão é fornecer produtos de qualidade a adultos que escolheram fumar, cientes dos riscos associados ao hábito. Definitivamente, o negócio da empresa não é persuadir pessoas a fumar, mas oferecer marcas de qualidade a adultos que decidiram fumar, livre e conscientemente”.
01
O que é tabagismo?
Tabagismo é o hábito de fumar adquirido por uma pessoa. Por motivos diversos, a pessoa começa a fumar, mas com o tempo aparece a dependência física à nicotina. Estímulos sociais, culturais e comportamentais também reforçam seu hábito e determinam a dependência psicológica ao tabaco.
A dependência à nicotina é semelhante a outras drogas como cocaína, heroína, morfina etc., constituindo um problema médico que requer um tratamento específico.
Desde 1992 a Organização Mundial da Saúde, na Classificação Internacional de Doenças (CID), catalogou o tabagismo como "uma desordem mental e de comportamento em razão da síndrome da dependência à nicotina".
O que se esconde na fumaça do cigarro?
O cigarro contém uma mistura de cerca de 4.700 substâncias tóxicas.