indíos pernambucanos
METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA
GRANITO
2014
UNIESB- UNIDADE INTEGRADA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL
ELENILSON ALVES TEIXEIRA
GRANITO
201
Os povos indígenas de Pernambuco
Os primeiros habitantes do território que atualmente forma o Brasil, passaram a se chamados de índios pelos europeus quando chegaram nesta terra. Por esse nome ficaram conhecidos e são chamados até hoje apesar de construírem povos diversos, com línguas e culturas diferentes entre si. Os índios ocupavam todo o território do Brasil antes da chegado dos portugueses. Eram enorme a quantidade de índios espalhados por todo litoral e interior. Viviam e se organizavam de formas bem distintas; uns viviam nus, e outros seminus, tinham línguas, crenças, hábitos e costumes bem diferentes uns dos outros. Apesar de terem se transformado muito com o passar do tempo, muitos ainda mantém viva suas tradições e culturas. Hoje existe 11 etnias indígenas em Pernambuco são elas: Truká, Aticur, Pankará, Kambuvá, Pipipá, Tuxá, Kapinawá, Xucuru, do ororubá, Funi-o, Pancararu, Pankauika.
Algumas crenças e rituais
Antes da chegada dos europeus os indígenas eram politeístas eles acreditavam em vários deuses. Os rituais religiosos variavam de uma tribo para outra, vou comentar apenas três deles: o ritual do tore, ritual do ouricuri, e a dança do praiá.
O toré é uma cerimônia de diversos povos indígenas que ainda hoje ocorre em Pernambuco na região nordeste na aldeia de Brejo dos Padres,Tacaratu fica a etinia Pankararu.
O ouricuri é uma celebração praticada pelos índios fulni-ô de Águas Belas em Pernambuco, ocorre anualmente entre os meses de setembro e novembro e pode durar vários dia, até meses, conforme o grupo que realizar. Eles se escondem em um lugar chamado de ouricuri, para eles