Indígenas e o interesse pela educação ocidental.
SOCIOLOGIA
TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA
PROFESSOR VINÍCIUS RAUBER E SOUZA
Grupo: RICHARD DENTE, DIEGO DI DOMENICO E CESARAUGUSTO.
INDÍGENAS
Passo Fundo 23 de outrubro 2013
INTRODUÇÂO:
TEMA: Indígenas.
OBJETO: O interesse de povos indígenas que vivem em centros urbanos, assentamentos e em áreas já demarcadas pela educação escolar, profissionalizantes e ingresso no mercado de trabalho.
IMPORTANCIA: A perspectiva indígena, seu ponto de vista a respeito à educação escolar e profissional.
OBJETIVO: Verificar se a interesse e algum incentivo por parte dos indígenas e governo visando pela educação escolar e profissionalizante dessas pessoas.
HIPOTOSE: Os indígenas mais novos querem estudar, mas se sentem intimidados e não tem nem um auxílio e incentivo.
Metodologia: Entrevistaremos três indígenas um do assentamento localizado as margens da RS no município de Pontão, um do grupo indígena que vive atrás da Rodoviária de Passo Fundo e de um indígena que vive em área já demarcada em Rio dos Indos acadêmico de enfermagem da UPF, onde faremos entrevistas abertas. A pesquisa será complementada em sites da internet.
2.1 – PRIMEIRA PARTE – TEÓRICA
Há poucos estudos sobre indígenas e o interesse pela educação ocidental. O livro “Desafios para uma educação superior para os povos indígenas na Brasil” – dos autores: Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Barroso-Hoffman (ANO) – um dos poucos livros que falam sobre o assunto, os autores relatam um pouco da dificuldade e o preconceito vivido por esses povos, ao esquecimento do governo perante o povo indígena, nenhuma sinal de interlocuções entre o povo e o governo com suas demandas expectativas como a saúde, terra e um conselho para a política indígena. Tudo que resultaria no fórum que defende a política indígena.
Trecho do livro que relata alguns fatos: “A busca pelo estudo, os caminhos das demandas indígenas