Indução Ac indutores
O indutor, também conhecido por bobina, é um elemento usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, e também serve para impedir variações na corrente elétrica. No caso do experimento a seguir, o indutor foi utilizado para evitar a variação na corrente elétrica. A indutância, característica principal do indutor, serve como parâmetro para mostrar reação do indutor. Essa é utilizada para calcular a voltagem induzida por um campo magnético.
No indutor a voltagem induzida, a corrente que atravessa o indutor, a potência, a energia armazenada e a reatância indutiva podem ser calculadas respectivamente pelas seguintes fórmulas:
*
*
ou
*As formulas foram deduzidas através de rearranjos matemáticos.
Há dois tipos de regime para indutores, em regime DC o indutor é caracterizado por perder a energia(voltagem) armazenada com o passar do tempo, podendo ser melhor explicada através do gráfico:
Já o indutor em regime AC comporta-se de maneira diferente, Nos terminais de um indutor num circuito CA, a tensão sempre estará adiantada de 90 graus em relação à corrente .
No experimento também foram utilizados um osciloscópio e um gerador de função. Por sua vez o osciloscópio teve o intuito de criar um gráfico bidimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. E o gerador de função utilizado para gerar sinais elétricos de formas de onda, frequências (de alguns Hz a dezenas de MHz) e amplitude (tensão).
Osciloscópio. Gerador de funções.