Indutor
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. Um indutor é geralmente construído como uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Um núcleo de material ferromagnético aumenta a indutância concentrando as linhas de força de campo magnético que fluem pelo interior das espiras. Indutores podem ser construídos em circuitos integrados utilizando o mesmo processo que é usados em chips de computador. Nesses casos, normalmente o alumínio é utilizado como material condutor. Eles são volumosos em uma pequena escala, e praticamente restritos, sendo muito mais comum o uso de um circuito chamado "gyrator", que utiliza um capacitor comportando-se como se fosse um indutor. Os indutores podem ter varias forma de tamanho e é necessária certa prática para identificá-los e não confundi-los com outros componentes eletrônicos. O tamanho dos indutores é proporcional a sua indutância e quanto maior o número de espiras de um indutor, maior é a sua indutância em henrys.
Como os resistores e capacitores, o indutor também pode ser encontrado em trLs tipos básicos: fixos, ajustáveis e variáveis. Os indutores variáveis são usados em casos especiais e nos circuitos eletrônicos comuns os mais usados são os fixos e os ajustáveis.
A capacidade de um indutor é controlada por quatro fatores:
• o número de espiras (mais espiras significam maior indutância)
• o material em que as bobinas são enroladas (o núcleo)
• a área da seção transversal da bobina (mais área significa maior indutância)
• o comprimento da bobina (uma bobina curta significa espiras mais estreitas - ou sobreposição - que significa maior indutância)
Um núcleo de ferro oferece ao indutor muito mais indutância do que o ar ou do que qualquer outro material ofereceria. A unidade padrão da indutância é o henry. A equação para calcular o número