Industrua De Mocambique 1990 A 2000
1375 palavras
6 páginas
1. IntroduçãoIndustrialização é entendida como um processo de transformação da base estrutural e das dinâmicas sócio económicas de acumulação, através do qual as conquistas da ciência e tecnologia são aplicadas a todas as esferas de organização das cadeias de produção e valor; a qualidade dos factores se desenvolve substancialmente; estes factores são transferidos para os sectores e processos de maior produtividade e sinergias; e a sociedade evolui do auto emprego para processos dominantemente sociais, colectivos e cooperativos de trabalho.
2. Conceito
De acordo com Wikipédia (consultado no dia 24 de Abril, as 9h00) indústria é uma actividade económica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
3. Indústria de Moçambique dos anos de 1990 a 2000 A análise oficial da situação económica em Moçambique é geralmente focada em três aspectos: crescimento, estabilidade e evolução do investimento privado. Dados oficiais indicam que a economia está a crescer e a estabilizar, e o investimento privado está a aumentar apesar das políticas monetárias e fiscais deflacionárias. Na essência, a análise oficial sustenta que a economia Moçambicana está a implementar, com êxito, o modelo de “estabilização com crescimento e alívio da pobreza”.
Os principais produtos da indústria são essencialmente primários ou de simples processamento, geralmente não geradores de novas dinâmicas económicas e tecnológicas. Isto significa que a indústria nacional, com raras excepções, nem sequer está a adquirir novas capacidades nas áreas mais tradicionais, já para não mencionar a criação de capacidades para tirar proveito da chamada “nova revolução industrial”. Além disso, é pouco provável que ligações intra e inter industriais se estejam a desenvolver, uma vez que as indústrias mais importantes são