industrias de cosmeticos
A gestão da Natura sobre os impactos de nosso negócio no meio ambiente parte de uma visão integrada sobre uma cadeia, e busca sempre reduzir os impactos negativos e maximizar os positivos, por meio de soluções que criem valor compartilhado para toda a rede de relações. Conforme a sua matriz de materialidade, os temas ambientais prioritários para a companhia são água, mudanças climáticas, poluentes e impactos dos produtos.
• CARBONO
A Natura é uma empresa carbono neutro desde 2007, o que significa que suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas no processo produtivo, incluindo sua cadeia de valor, e que não conseguiram evitar, são compensadas por meio de créditos de carbono, obtidos com investimento em programas de reflorestamento, eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis.
Em 2012, a empresa alcançou uma redução de 7,4% das nossas emissões absolutas de GEE, com base nas emissões de 2008. O planejamento para a redução foi impactado pelo aumento da participação das termelétricas no fornecimento de energia à rede elétrica brasileira no final de 2012 para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. A inclusão de uma fonte de energia mais poluente no sistema é uma necessidade do governo e aumenta o fator de emissão desse componente no cálculo do nosso inventário de GEE. Dessa maneira, mesmo conseguindo implementar todos os projetos que haviam planejado, inclusive reduzindo o consumo de energia elétrica dos processos produtivos diretos, ainda assim ficam vulneráveis a um fator que é de responsabilidade do sistema nacional de energia.
• REDUÇÃO
Para reduzir as emissões, existem várias ações de melhorias e aperfeiçoamento, tais como a instalação de uma caldeira movida à biomassa na nossa fábrica de Benevides. No lugar do diesel, o equipamento é alimentado por briquetes de madeira certificada. Essa nova caldeira também está preparada para funcionar a partir de resíduos vegetais como