industrialização
- Nazismo e Fascismo
FASCISMO
O Fascismo surgiu devido à crise econômica vivida pela Itália a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Embora tendo ficado do lado vitorioso da Guerra, a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento na inflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.
O monarca, Rei Vitor Emanuel III, foi incapaz de atender às reinvindicações das manifestações populares, enquanto as classes médias e altas ficavam apavoradas com estas manifestações dos trabalhadores.
Benito Mussolini dominou Italia entre 1922 e 1943.
Fascismo (surgiu na Itália ):
Características
• Único partido
• Ideologia fundada no culto de um chefe ( oposição ao comunismo)
• Objetiva a expansão imperialista
• Mobilização das massas
• Aniquilar opositores (terror, violência)
• Propaganda e controle das informações.
Nazismo
Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933). O Nazismo baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler. A essência da ideologia nazista encontra-se no livro de Hitler, Minha Luta (Mein Kampf).
Ao final da 1ª Guerra Mundial, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos. As tentativas frustradas de revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e as sucessivas quedas de gabinetes criam condições favoráveis ao surgimento e à expansão do nazismo no país.
O partido nazista consegue mobilizar a população por meio do apelo à ordem e ao revanchismo. Em 1933, Hitler chega ao poder pela via eleitoral, sendo nomeado primeiro-ministro. Com a morte do presidente Hindenburg (1934), Hitler torna-se chefe de governo (chanceler) e chefe de Estado (presidente). Interpreta o papel de führer, o guia do povo alemão, criando o 3º Reich