Industria
4.1 Introdução
Qualidade e preço são atributos básicos de todo e qualquer produto, não sendo mais considerado como um diferencial. Hoje, é vital que as empresas desenvolvam mecanismos eficientes para levar os produtos diretamente aos consumidores que desejam adquiri-los.
Toda essa exigência é justificada pelo perfil do consumidor atual que não está nem um pouco disposto a procurar muito para realizar suas compras. Os consumidores estão habituados a comprar seus produtos em locais de sua conveniência e no momento em que os mesmos desejem. Os consumidores não abrem mão desses atributos. fig.1#27050647
Se um determinado produto é fabricado para suprir as necessidades de um grupo de consumidores bastante requintado, o canal pelo qual um produto desse tipo irá percorrer até as mãos dos seus consumidores deverá ser bastante seletivo. Mas, para que a estratégia de distribuição do mesmo seja positiva é necessária uma grande cooperação por partes dos intermediários envolvidos no processo.
É importante que dentro do Sistema de Distribuição de Marketing estejam previstos não somente os gastos referentes à manutenção dos estoques dentro do nível da demanda, mas também com os gastos de transporte, movimentação física dos produtos, armazenagem, etc.
4.2 Principais diferenças nas atividades de distribuição:
A movimentação física dos produtos diz respeito à movimentação eficiente dos produtos desde a linha de produção até o momento em que chegam às mãos dos clientes. Incluem-se transporte, armazenagem, controle de estoques, dentre outros. É a movimentação em si dos produtos. fig.2#4302799
Os intermediários são empresas independentes que dão suporte ao processo de distribuição de uma determinada manufatura, possibilitando a capilarização dos produtos. Os intermediários operam como atacadista e varejista.
Um canal de distribuição refere-se ao grupo de empresas responsáveis pela distribuição dos produtos desde a