Industria
DE UMA USINA DE BIODIESEL A PARTIR DA MAMONA
Índice
1. Caracterização do Projeto
2. Caracterização do Produto
3. Caracterização da Matéria-prima e Insumos
4. Caracterização do Mercado
5. Caracterização do Processo Produtivo
6. Caracterização dos Equipamentos
7. Localização da Usina
8. Caracterização e Infra-estrutura
9. Legislação
10. Análise Financeira
11. Conclusão
12. Referência Bibliográfica
Caracterização do Projeto
Após o processo de globalização, a complexidade do problema energético adquiriu proporção de nível mundial. Fazendo com que as nações começassem um processo de otimização de suas matrizes energéticas, através de fontes renováveis, que possibilitam o desenvolvimento sustentável. Para isso, a utilização de biocombustíveis obtidos da biomassa, como substitutos de combustíveis fósseis está fazendo cada vez mais parte da realidade mundial.
Existem diversas alternativas para produzi-los, contudo, na região nordeste do Brasil, o Biodiesel proveniente da mamona tem se configurado como uma das melhores, que além da produção energética, possibilitará desenvolvimento sócio-econômico para a região.
Um estudo conceitual da implantação de uma usina para produção de Biodiesel a partir de óleo de mamona, produzido no semi-árido nordestino, visa estimar um custo de produção do Biodiesel nessa região e verificar sua atratividade.
Inicialmente são apresentadas as premissas básicas para realização do estudo, dentre elas: processo de obtenção do Biodiesel, utilizando o método de transesterificação baseado na rota metílica;utilização do óleo de mamona produzido a partir de plantio da mamona no Estado da Bahia; e definição da escala de produção, baseada na mistura de 2% no óleo diesel, além de considerar que a mamona será responsável por 50% do mercado de Biodiesel. O projeto ainda define localização da