Industria e o consumo
O país diminuiu o foco da industrialização no setor primário (agropecuária e o extrativismo) após a Revolução Industrial, uma vez que essa atividade econômica que passou por uma enorme evolução tecnológica, realizando mudanças quanto aos tipos de mercadorias produzidas. Desde aquela época até os dias atuais, a indústria tem a tarefa de transformar a matéria-prima em um produto com a finalidade de ser comercializado às pessoas ou à outras indústrias, isso acontece com a indispensável participação da força de trabalho humana, das máquinas e da energia. A ela pode ser classificada em:
Indústria de base - São aquelas que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias, com essa característica temos o exemplo das indústrias siderúrgicas, de mineração, química e petroquímica.
Indústria de bens de consumo - São as que têm o objetivo de produzir produtos para o consumidor final, para a fabricação de mercadorias que atenda esse mercado é preciso utilizar matéria-prima oriunda da indústria de base. Esse tipo de indústria divide-se em:
→ Indústria de bens duráveis, responsável pela produção de mercadorias de grande vida útil, ou seja, longa durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos.
→ Indústria de bens semiduráveis que produzem artigos que oferecem uma vida útil média, como roupas, calçados, celulares entre outros.
→ Indústria de bens não duráveis, encarregada pela produção de bens perecíveis, cuja durabilidade é pequena, como o ramo de alimentos e medicamentos.