industria Mirasol
POLO HORTOLÂNDIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
“A Indústria de Laminados Mirassol Ltda passa por uma instabilidade financeira e busca soluções para se manter no mercado”
VANESSA APARECIDA FARIA LAMANO MONTEIRO – RA: 9910152899 HORTOLÂNDIA
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO HORTOLÂNDIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
“A Indústria de Laminados Mirassol Ltda passa por uma instabilidade financeira e busca soluções para se manter no mercado”
Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial, para aprovação nas Disciplinas de Contabilidade Geral e Estatística.Orientadora:
Profª.Tutora: Ginamara Monteiro de Britto.
Sumario
1. Introdução
Em tempos de competitividade e ociosidade do cenário econômico, as empresas que desejam se manter estáveis no mercado, devem garantir um forte controle financeiro para alavancar sua lucratividade. É o caso da Indústria de Laminados Mirassol, uma empresa atuante no mercado de laminados há vários anos, que tem como principal matéria prima o aço, transformando-o em laminados e distribuindo para todo o país, que nos últimos anos vem encontrando dificuldades financeiras, já que com a desestabilização da economia no país, teve sua liquidez comprometida, não conseguindo obter os devidos débitos com os seus credores e atrasando entregas a seus clientes. No balanço patrimonial da empresa apresentado no último trimestre, o ativo circulante encontra-se praticamente com valores focados em estoques e duplicatas areceber, pois a empresa comprou e vendeu muito a prazo. Já no passivo circulante, as contas fornecedores ou duplicatas a pagar encontram-se com um alto volume monetário, resultado das expressivas compras a prazo em que a empresa efetua as suas aquisições de matéria prima. Além disso, a constante troca de duplicatas em bancos e factors tem deixado nas mãos destes, uma fatia de seu lucro. Assim, a empresa não desfruta da